Performance/apresentação - GROOVE NA BDM

Banda se apresentando ao vivo em um palco ao ar livre durante o dia. À esquerda, um músico toca saxofone alto; no centro, o baterista está tocando uma bateria branca com a marca "Odery"; à direita, outro músico toca contrabaixo elétrico. Todos usam roupas casuais coloridas e óculos escuros. Ao fundo, há uma lona preta cobrindo parcialmente o palco, com uma paisagem de morros visível através dela. Instrumentos adicionais como teclados e congas também estão no palco.

Às 16h se iniciam as duas telas de grafite que devem durar cerca de 4 horas interseccionando-se com parte da Batalha de Rappers. Iniciando-se às 18h30 a banda groove de Vinil irá executar a trilha sonora (também conhecido como beats) de modo instrumental (sem vocalização), com instrumentos sendo tocados ao vivo enquanto acontece a Batalha da Moitas (Coletivo BDM). Às 20h30, show com Groove de Vinil, que pretende criar movimentos sonoros únicos e transmitir toda a energia do groove e do soul, garantindo assim, o balanço do público.

O evento GROOVE NA BDM está sendo realizado pelo grupo Groove de Vinil e pelo coletivo Batalha das Moitas. Ele acontecerá no Anfiteatro das MOITAS - Moradia Estudantil de Mariana a partir das 14h.

16h - Grafite nas Moitas, por Bruno Miné e Dani Oliveira

Pessoa em pé numa escada pintando um mural colorido em uma parede externa. A arte inclui uma grande estrela sorridente com uma criança subindo uma escada em sua direção, várias estrelas pequenas, e um grande felino amarelo com manchas pretas deitado sobre grama verde, próximo a uma árvore. À direita, o artista pinta letras grandes em amarelo com contorno azul. Um poste de concreto na frente da parede tem a frase "O AMOR É IMPORTANTE" escrita em azul. No chão há um balde com pincéis e latas de tinta.

Bruno Miné um artista visual marianense nascido em 21 de agosto de 1994. Cria do distrito ouropretano de Antônio Pereira sob influência da cultura popular local e do movimento hip-hop. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, conta com trabalhos de ilustração publicados em jornais e livros.

Tem como ponto de partida o que habita nossa mente tendo os olhos como janela de percepção. Acompanhando de perto processos de desenvolvimento urbano e suas contradições. Desde a mudança de modos de vida, a morte de culturas populares e o surgimento de novas manifestações de cunho urbano.
Sua pesquisa artística é multiplataforma, trabalhando com muralismo, artes gráficas, moda sustentável e arte educação

"Artista urbana pintando um mural colorido ao ar livre. Ela usa boné, camiseta com respingos de tinta e tem o braço tatuado com um desenho geométrico. Está concentrada enquanto segura o pincel e trabalha nos detalhes da arte.

Danielle Oliveira, 26 anos, nascida e residente no interior de Minas Gerais, é mãe, artista visual/grafiteira e produtora cultural. Iniciou sua carreira no ramo artístico e cultural em 2015, por meio do Ponto de Cultura 7 Faces. Seu trabalho artístico consiste em retratar o cotidiano de mulheres latino-americanas, evidenciando os marcadores sociais de diferença e a particularidade da América Latina na divisão internacional do trabalho.  Tem ampliado sua atuação em nível nacional e internacional, sendo aprovada e participando de diversos festivais e eventos de destaque, como o Congresso Transdisciplinar Estéticas de la Calle do Instituto de Antropologia e História da Universidade Veracruzana (México), o Festival Internacional BEIRA em Petrolina (PE), A Rua é Delas em Balneário Camboriú(SC), o Street Art Tour em Florianópolis (SC), o Circuito Hip Hop em Santa Luzia (MG),o Colorindo o Parque em Ribeirão das Neves (MG) e o 8º Festival Internacional de Graffiti Ruaz Crew em Teresina (PI). Instagram: @danioliveira.ttt``

17h30 - 17h30 pocket show com Cesarwil - com interpretação em libras por Crizin

Homem escrevendo com atenção em uma folha de papel, sob uma tenda em ambiente externo. Ele veste uma camiseta escura com capuz improvisado sobre a cabeça e está rodeado por papéis e materiais. Outras pessoas estão ao fundo, sugerindo um evento comunitário ou artístico.

CESARWIL é MC/poeta há 15 anos, mestre de cerimônia e produtor há 11 anos, além de skatista com 19 anos de experiência. Natural de João Monlevade, MG, iniciou sua trajetória no skate em 2006 e se aproximou do rap em 2007. Desde 2012, escreve e atua na cena, criando batalhas de MC's na cidade. Lançou seu primeiro CD experimental em 2010 e participou de diversos coletivos de Hip-hop. Atualmente, é integrante do grupo Barraco 32.

Cristiano de Souza Genelhu é conhecido como Crizin, é um artista de Belo Horizonte de renome nacional. Nascido como Coda (filho de pais surdos), sua vivência o levou a explorar não só a música, mas também a Língua Brasileira de Sinais (Libras), criando uma conexão entre essas duas dimensões em seu trabalho. Sua trajetória no hip hop começou com o break dance ainda na infância, mas foi no final dos anos 2000, em 2008, que se aprofundou nas batalhas de rima. A partir de 2012, começou a ganhar notoriedade, conquistando títulos importantes a nível nacional.

18h30 - Batalha das Moitas com Groove de Vinil

m grupo de pessoas está reunido à noite em uma rua mal iluminada, aparentemente participando de um sarau ou roda de rima. Elas estão em pé, formando um círculo sob dois postes de luz. Ao centro, uma pessoa com camiseta vermelha segura um microfone, indicando que está se apresentando. As silhuetas são realçadas pela iluminação vinda de cima, e o ambiente é urbano e informal.

O Movimento Cultural Batalha das Moitas (BDM) é uma manifestação da juventude periférica, que envolve estudantes da UFOP que vivem nas moitas, e artistas do hip-hop em Mariana e na região.

20h30 - Groove de Vinil e sucessos do Soul

Groove de Vinil traz um repertório com influências norte-americanas, afrobeats e o gingado brasileiro. Participou de diversos festivais importantes como o Festival de Cinema de Tiradentes (2025), Festival Tudo é Jazz (2024); Festival Os Sons do Brasil (2024); Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (2012 e 2024), 3ª Festa da Música de Passos, dentre outras. 

 

 

Data do evento

Categoria

Performance

Local

Anfiteatro das MOITAS - Moradia Estudantil de Mariana. R. Dom Pedro II.

Cidade

Mariana